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quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Desenvolver uma estrutura de classes em Java utilizando o conceito de herança. O exercício planeja praticar a criação de uma hierarquia de classes, onde uma classe pai (superclasse) compartilha atributos e métodos comuns com suas subclasses (classes filhas).

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2024

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Construção de Estrutura de Classes com Herança em Java

Objetivo:
Desenvolver uma estrutura de classes em Java utilizando o conceito de herança. O exercício planeja praticar a criação de uma hierarquia de classes, onde uma classe pai (superclasse) compartilha atributos e métodos comuns com suas subclasses (classes filhas).

Descrição da Atividade:
Você deverá criar uma estrutura de classes que represente diferentes tipos de veículos. Especificamente, crie uma classe pai chamada Veiculo e duas classes filhas chamadas Carro e Moto. A classe Veiculo deve conter atributos e métodos comuns a todos os veículos, enquanto as classes Carro e Moto devem herdar essas características e incluir atributos ou métodos específicos.

Instruções:
Classe Pai: Veículo

Atributos:
- String marca: representa a marca do veículo.
- String modelo: representa o modelo do veículo.
- int ano: representa o ano de fabricação do veículo.
Métodos:
- void exibirDetalhes(): Método para exibir detalhes do veículo.
- Construtor que inicializa os atributos marca, modelo, e ano.


Classe Filha: Carro

Atributos Específicos:
- int numeroDePortas: representa o número de portas do carro.
Métodos Específicos:
- void exibirDetalhes(): Método sobrescrito para incluir a exibição do número de portas.
- Construtor que inicializa os atributos da classe pai e o atributo numeroDePortas.


Classe Filha: Moto

Atributos Específicos:
- boolean temSidecar: indica se a moto possui um sidecar.
Métodos Específicos:
- void exibirDetalhes(): Método sobrescrito para incluir a exibição da presença de sidecar.
- Construtor que inicializa os atributos da classe pai e o atributo temSidecar.


Nesta atividade você deve: 
1. Implementar as classes Veiculo, Carro e Moto conforme descrito.
2. Criar uma classe principal (Main) para instanciar objetos de Carro e Moto e demonstrar o funcionamento dos métodos, especialmente o método exibirDetalhes().

Dicas para realizar a atividade:
1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar das aulas ao vivo ou assisti-las posteriormente.
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.
 
Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.
 
Boa atividade!



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