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- ESOFT - LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO - 512023
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QUESTÃO 1
·
"Angry
Birds é um jogo eletrônico de habilidades desenvolvido pela
desenvolvedora de jogos finlandesa Rovio Entertainment. Este foi o primeiro
jogo da série de jogos de Angry Birds. Inspirado, principalmente, por um esboço
de pássaros desenhados sem asas, o jogo foi lançado para iOS e Maemo em 11 de
dezembro de 2009. Desde então, mais de 12 milhões de cópias do jogo foram
compradas para iOS na App Store, o que levou a empresa a projetar versões do
jogo para outras plataformas móveis, principalmente, para as plataformas
Android, Symbian, Windows Phone e BlackBerry 10. A série se expandiu para
incluir jogos para consoles de videogame e PCs, além de jogos on-line de
navegador. A sequência do jogo, chamada Angry Birds 2, foi lançada em 30 de
julho de 2015.
No jogo, os jogadores usam um estilingue para lançar pássaros em porcos
localizados em torno de várias estruturas, com o objetivo de eliminar todos os
porcos do nível. Ao longo do jogo, é possível desbloquear novos tipos de
pássaros e alguns deles têm habilidades especiais que podem ser ativadas pelo
jogador ao clicar na tela".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angry_Birds_(jogo_eletr%C3%B3nico). Acesso
em: 16 fev. 2023.
Com base nesse texto introdutório, vemos que é (quase) impossível olhar
para Angry Birds e não associar diretamente à Matemática, já
que sua trajetória, quando lançado, é uma parábola — gráfico de uma função do
2º grau. Veja a figura a seguir:
Fonte: https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/11/descubra-matematica-por-tras-do-angry.html. Acesso em: 16 fev. 2023.
É possível dizer que o eixo “y” informa a altura que o pássaro poderá atingir e o eixo “x” informa a distância que o pássaro alcançará. A partir do ponto de lançamento no estilingue — desprezando características como resistência do ar e outras forças —, consideremos 00 (zero) para a altura do pássaro, já que está em repouso. Ao ser lançado, atinge uma altura V (vértice da parábola) e, em seguida, cai até atingir o porquinho. A altura máxima ou mínima da parábola será determinada pelas equações dos vértices de uma parábola, sendo:
Quando o pássaro toca no solo, teremos que y = 0, já que não haverá mais altura e, quando x = 0, será a posição inicial no momento do lançamento.
RESPOSTA NO FINAL!!!!
1. Seja a função que define a parábola da
trajetória do passarinho como y=-0,5x²+5,5x, suponha
que o porco está a 11 m da origem e na altura do solo e responda:
a) Qual será a distância máxima atingida pelo
passarinho?
b) Qual será a altura máxima atingida pelo
passarinho?
c) Ele atingiu ou não atingiu o porco?
Obs.: considere todas as medidas em metros.
2. Imagine, agora, que o estilingue que
arremessa o passarinho foi deslocado 1 m da origem e que o alcance máximo do
passarinho poderá ser de, exatamente, 20 m e responda:
a) Qual é a equação que define a trajetória do
passarinho?
b) Qual é o gráfico da parábola da trajetória
realizada pelo passarinho?
Obs.: considere todas as medidas em metros.
Imagine, agora, o seguinte cenário:
Fonte: https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2015/07/30/angry-birds-2-chega-aos-celulares-com-visual-novo-e-itens-de-ate-r-168.htm.
Acesso em: 16 fev. 2023.
Em que podemos dizer que cada um dos personagens
seriam nós de um grafo:
Fonte: adaptada de:
https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2015/07/30/angry-birds-2-chega-aos-celulares-com-visual-novo-e-itens-de-ate-r-168.htm.
Acesso em: 16 fev. 2023.
É possível dizer que o passarinho que é lançado
em 1 pode atingir os porcos que estão em 2, 3, 4 e 5 e, por consequência,
alguns porcos, ao caírem, podem atingir outros, que é o caso do porco 3, que,
ao cair, pode atingir os porcos 4 e 5, como mostra a imagem a seguir — a imagem
também se encontra disponível no link
https://www.canva.com/design/DAFZ1zSNkcU/H0rNa3gZkdETXzvyzelVwA/view?utm_content=DAFZ1zSNkcU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink:
Fonte: adaptada de:
https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2015/07/30/angry-birds-2-chega-aos-celulares-com-visual-novo-e-itens-de-ate-r-168.htm.
Acesso em: 16 fev. 2023.
Considerando a situação dada, responda:
3. Qual é o conjunto relação do grafo em
questão? Denomine-o de R_a.
4. Qual é a matriz relação do grafo em questão?
5. É possível criar um Diagrama Hasse a partir
do grafo dado? Justifique a sua resposta.
Levando em consideração que o passarinho não
acerta o alvo todas as vezes, podemos dizer que o seu arremesso é um evento
probabilístico, em que, às vezes, acerta o porco e, às vezes, ele erra.
Considerando esse fato, suponha que os eventos de acerto e erro sejam
traduzidos pela seguinte expressão lógica: (p→q)∧(p∧q∧r)∨¬(p↔r)
Responda:
6. Qual é a tabela verdade para o evento acerto
e erro dos lançamentos?
7. Considerando a tabela verdade da expressão
dada, é possível dizer que o passarinho acerta o porco todas as vezes?
Justifique a sua resposta dizendo se é uma tautologia, contingência ou
contradição.
Orientações:
* A entrega de sua atividade deve ser
feita, exclusivamente, por meio de UM único arquivo nos formatos .DOC ou
PDF.
* Inserir os cálculos nos itens necessários.
* O(A) aluno(a) pode fazer a tabela verdade à
mão e anexar a foto no arquivo, assim como os cálculos.
* Antes de enviar sua atividade,
certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e que não deixou
de atender nenhum detalhe. Após o envio, não serão permitidas alterações. Por
favor, não insista.
* Sempre que você consultar outros
materiais e/ou conteúdos de terceiros, lembre-se de citá-los corretamente,
atribuindo as devidas autorias, e inclua as fontes bibliográficas.
* Evite compartilhar sua resolução com
colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada
estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua
resposta.
* A interpretação da atividade faz parte da
avaliação. Por este motivo, não são permitidas correções parciais da atividade
no decorrer do módulo.
* Atenção ao PRAZO de entrega da atividade.
Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos
e lentidão nos servidores.
Boa atividade!
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