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terça-feira, 23 de agosto de 2022

ATIVIDADE 3 - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022

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ATIVIDADE 3 - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Você já percebeu que a todo momento estamos cercados de informações chegando por diversos dispositivos? Até pouco tempo, você precisa de um computador para ter acesso a algumas informações, sendo que hoje, você consegue até mesmo consultá-las em eletrodomésticos!

Esse cenário traz para nós dois conceitos, primeiro o da Internet das Coisas (IoT), onde as “coisas” que são equipamentos que tradicionalmente não eram conectados passam a se comunicar via internet e trocar informações entre si. O segundo conceito é a Computação Ubíqua, que consiste em inserir uma tecnologia de forma a torná-la imperceptível, ou seja, você utiliza fazendo parte do seu dia a dia sem perceber sua existência. Um exemplo clássico de tecnologia ubíqua é a energia elétrica, pois você não lembra da represa, água, turbinas, estações de energia, linhas de transmissão, postes, transformadores e nenhum outro elemento quando liga a luz do seu quarto. Já faz parte do cotidiano das pessoas.

Você aprendeu na disciplina sobre o impacto da mobilidade nesse cenário de Internet das Coisas e Computação Ubíqua, devido ao potencial de levar essa conexão a “coisas” antes desconectadas e que fazem parte do dia a dia.

Para essa atividade, você precisa utilizar os conhecimentos adquiridos nas aulas conceituais, aulas ao vivo, livro da disciplina e todas as demais fontes utilizadas durante nossa disciplina para descrever o impacto da mobilidade para um equipamento do mundo IoT. Traga pelo menos 1 (um) exemplo de equipamento que hoje é conectado ou que poderá ser conectado em breve com o avanço da mobilidade, dizendo seu impacto positivo para empresas e/ou sociedade, assim como possíveis desafios que podem existir para que isso ocorra. Descreva como ele era utilizado antigamente e como é utilizado hoje ou será no futuro.

Para te ajudar, vamos dar um exemplo que não poderá ser utilizado novamente na sua resposta da atividade, que é a TV. Antigamente, você tinha apenas programações transmitidas por antenas convencionais, em horário determinados e precisava do aparelho televisão para assistir ao que gostava. Hoje, utilizamos as Smart TVs, que são as televisões inteligentes, com conexão à internet nos permite assistir o programa que quiser na hora que quiser. Você pode instalar e atualizar aplicativos, gravar conteúdo e em alguns casos, até mesmo jogar na TV. Além disso, você tem a opção de utilizar o conceito de TV no seu celular, assistindo os mesmos programas em qualquer lugar, sem precisar especificamente de um aparelho de televisão, mesmo que smart. Um dos desafios é a conexão. Ainda temos diversos problemas de internet e infraestrutura de rede no Brasil, o que se espera melhorar com a tecnologia 5G, mas devido ao volume de dados trafegados nesse tipo de produto, ainda temos restrições de uso em grande escala em países de terceiro mundo como o Brasil. Esse é o novo mundo da televisão com o IoT e mobilidade.

A partir de agora é com você! Siga o exemplo acima e ache um outro produto e fale sobre ele.

Sucesso na sua atividade!

Atenção aluno:
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•  Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!




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