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MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 51/2022
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Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
Como programar em equipe pode ser possível? O que acontece se você trabalha em padrões de código de uma maneira e a outra pessoa de outra? E se ambos pensarem na mesma solução e trabalharem ao mesmo tempo nela sem saberem? Não seria uma perda de tempo? Como é possível estar sempre ligado no que o outro está fazendo e organizar as tarefas?
Parece maluco, mas é bem possível e proveitoso codificar com outras pessoas. Assim como em outros projetos, será enriquecedor compartilhar ideias para a prototipação e conhecimentos na hora da codificação. Mas se ligue, algumas coisas precisam ser estabelecidas.
O primeiro passo para programar em equipe é criar padrões. Reúna-se com a equipe para dividir o projeto em módulo, estabeleça uma interface entre estes módulos, defina as funções de cada um deles e os parâmetros que serão criados para elas. Além disso, não se esqueçam de:
1) Criar um documento com todos os padrões estabelecidos, se certificando de que eles englobam o que toda a equipe deseja para a plataforma;
2) Designar um responsável por monitorar o código de forma que estes padrões sejam seguidos e organizados;
3) Sempre avaliar a entrada de novos membros que se adequem aos padrões estabelecidos, assim como que possam trazer ideias que possam melhorar o que já foi definido.
Como em qualquer tipo de relação, a chave de ouro para um time de desenvolvimento é a comunicação. Fale o tempo todo, o máximo que puder. Se comunique sempre que for necessário e quando não for também! Resolvam as coisas, sentem-se um do lado do outro ou compartilhem telas para entender realmente o que está acontecendo.
Principalmente, façam revisões constantes do código, sigam os padrões estabelecidos no começo e aproveitem a oportunidade de compartilhar ideias sobre as dúvidas que tiverem em qualquer etapa. Essa é a parte mais gostosa de qualquer código feito em equipe, além dos empurrões que cada um pode dar ao outro para seguir confiantes. Prepare os dedos e go team!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
Como programar em equipe pode ser possível? O que acontece se você trabalha em padrões de código de uma maneira e a outra pessoa de outra? E se ambos pensarem na mesma solução e trabalharem ao mesmo tempo nela sem saberem? Não seria uma perda de tempo? Como é possível estar sempre ligado no que o outro está fazendo e organizar as tarefas?
Parece maluco, mas é bem possível e proveitoso codificar com outras pessoas. Assim como em outros projetos, será enriquecedor compartilhar ideias para a prototipação e conhecimentos na hora da codificação. Mas se ligue, algumas coisas precisam ser estabelecidas.
O primeiro passo para programar em equipe é criar padrões. Reúna-se com a equipe para dividir o projeto em módulo, estabeleça uma interface entre estes módulos, defina as funções de cada um deles e os parâmetros que serão criados para elas. Além disso, não se esqueçam de:
1) Criar um documento com todos os padrões estabelecidos, se certificando de que eles englobam o que toda a equipe deseja para a plataforma;
2) Designar um responsável por monitorar o código de forma que estes padrões sejam seguidos e organizados;
3) Sempre avaliar a entrada de novos membros que se adequem aos padrões estabelecidos, assim como que possam trazer ideias que possam melhorar o que já foi definido.
Como em qualquer tipo de relação, a chave de ouro para um time de desenvolvimento é a comunicação. Fale o tempo todo, o máximo que puder. Se comunique sempre que for necessário e quando não for também! Resolvam as coisas, sentem-se um do lado do outro ou compartilhem telas para entender realmente o que está acontecendo.
Principalmente, façam revisões constantes do código, sigam os padrões estabelecidos no começo e aproveitem a oportunidade de compartilhar ideias sobre as dúvidas que tiverem em qualquer etapa. Essa é a parte mais gostosa de qualquer código feito em equipe, além dos empurrões que cada um pode dar ao outro para seguir confiantes. Prepare os dedos e go team!
Disponível em:
<https://blog.mastertech.com.br/tecnologia/como-programar-em-equipe-codigo-tambem-faz-parceiros-de-time/>.
Acesso em: 20 jan. 2022. (Adaptado).
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema
A Sísifo Sistemas é uma grande empresa do ramo de programação. As principais atividades desenvolvidas pela empresa podem ser resumidas em: a) realização e documentação do levantamento de requisitos necessários para a realização da implementação do software almejado pelo cliente; b) recebimento da documentação, criação do banco de dados e implementação propriamente dita dos requisitos levantados, criando o software (sistema); e c) teste e verificação se o sistema está de acordo com os parâmetros/requisitos levantados para poder entregar o sistema para o cliente. Dado que vários projetos são desenvolvidos ao mesmo tempo na empresa, a Sísifo Sistema possui três equipes de programadores altamente capacitados, Equipe Lobo, Equipe Águia e Equipe Tubarão. O método de trabalho adotado na empresa segue o seguinte parâmetro, cada atividade da empresa pode ser designada a apenas uma equipe, e cada equipe pode realizar apenas uma atividade. O tempo de processamento de cada atividade por cada equipe está ilustrado na Tabela abaixo.
Tempo (horas) | |||
Atividade | Equipe Lobo | Equipe Águia | Equipe Tubarão |
Levantamento dos requisitos | 56 | 70 | 84 |
Criação do banco de dados e implementação | 105 | 91 | 84 |
Teste e verificação | 56 | 84 | 70 |
Elaborado pelo professor, 2022.
TECERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
Situação hipotética:
Considere que você, engenheiro (a) de sucesso, seja o (a) proprietário (a) da Sísifo Sistemas, em que dentro das suas atribuições está designar qual equipe ficará responsável por qual atividade desenvolvida dentro da empresa. Assim, você precisa analisar toda a situação problema exposta na Segunda Etapa e fazendo uso da Programação Linear minimizar o tempo total de realização.
Agora, com base nessas informações, você deverá:
1) Construir o modelo de programação linear que minimize o tempo total de realização das atividades pela empresa. Nesse modelo deve estar identificado as Variáveis de Decisão, a Função Objetivo e as Restrições do problema.
2) Utilizando a ferramenta Solver do Excel® apresentar a solução ótima do problema, com a definição de qual equipe deve realizar qual atividade. Essa solução deve estar apresentada na Planilha Layout de uso do Solver utilizada na disciplina (ela será o Formulário Padrão desse M.A.P.A.) com todos os campos preenchidos.
3) Considerando o tempo gasto por cada equipe realizando cada uma das atividades, na possibilidade de contratação de novos programadores, estes deveriam ser alocados para qual atividade? Justifique a sua resposta.
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